sexta-feira, 15 de abril de 2011

ANCP O Futuro da Genética Sustentável




A Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) foi criada em abril de 1996 com o objetivo de desenvolver um programa delineado de Melhoramento Genético para a Raça Nelore. Outra finalidade foi atender às portarias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que tratam do registro e emissão do Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP).

No ano de 2010 a ANCP lançou o Protocolo Global G, em parceria com a Ecolog, com o objetivo de certificar fazendas associadas nos quesitos: Qualidade da Informação, Melhoramento Genético e Sustentabilidade Genética.

As fazendas certificadas possuem gestão da qualidade dos dados, aplicam de forma mais eficiente as técnicas de melhoramento animal e contribuem com o meio-ambiente.A integridade da avaliação genética está diretamente relacionada com a qualidade dos dados coletados na fazenda. A identificação dos animais, uso apropriados dos instrumentos de medição, formação de lotes de manejo e treinamento da equipe são fatores determinantes para uma avaliação genética confiável e certificação no Global G1 – Qualidade da Informação.

A aplicação das técnicas de melhoramento genético aliada ao uso das tecnologias do Sistema ANCP resultará na evolução das características importantes para cada raça. Fazendas com gestão da qualidade dos dados e com evolução genética estão aptas à certificação Global G2 – Melhoramento Genético.Animais melhoradores contribuem positivamente para a nova economia verde. Com o G3, a ANCP pretende mostrar os efeitos ambientais positivos com o uso de animais geneticamente superiores.

Até abril de 2011, 91 fazendas foram certificadas no Global G1, 63 no G2 e 3 no G3. Os certificados G2 e G3 serão entregues durante o 17º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores, no dia 15 de abril.Para 2011, o foco da ANCP é o G3, cujos indicadores espelharão uma pecuária que contribui efetivamente para um ambiente sustentável.

17º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores – Do Ambiente ao DNA

O 17º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores será realizado dia 15 de abril, às 08 h, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto/SP. O evento, tradicional da área de pecuária de corte, terá como tema “Do Ambiente ao DNA”, que mostrará as novidades para o gado brasileiro.

Serão discutidos assuntos como Pecuária de Baixo Carbono e Índice Econômico no Painel I e Aplicação da Genômica na Seleção de Zebuínos no Painel II.
Para composição do Painel I, estarão presentes Cláudia C. P. de Paz (IZ/APTA), Daniel Lôbo (Ecolog) e Dante P. Lanna (ESALQ) na apresentação das palestras e Raimundo Martins (UFC) como moderador do painel.

No Painel II se apresentarão Marcos V. da Silva (EMBRAPA), Pablo Paiva (PFIZER) e Raysildo Lôbo (ANCP) como palestrantes e José A. G. Bergmann (UFMG) como moderador.
A ANCP trará como novidade do Sumário 2011 a inclusão dos dados dos animais de FIV/TE em caráter experimental.

Para mais informações sobre o evento, acesse http://www.ancp.org.br/.

Fonte: ANCP - Isadora Lovo

0 comentários

Postar um comentário