quarta-feira, 16 de março de 2011

Touro Sansão, maior nome do Gir Leiteiro de todos os tempos, completa 15 anos





O maior nome do Gir Leiteiro de todos os tempos completa 15 anos. Nascido em 10 de março de 1996 e, atualmente, um dos principais reprodutores da bateria da CRV Lagoa, Sansão é um grande raçador, líder e consagrado.

Sensação do Gir Leiteiro e 1º colocado do Sumário Embrapa/ABCGIL há quatro anos consecutivos, o grande CA Sansão é o mais novo reforço da bateria da CRV Lagoa. Filho de CA Everest, um dos grandes nomes da história da raça, CA Sansão tem PTA Leite 546,9 kg no Sumário Gir Leiteiro 2008.

“É um reprodutor consagrado que tem muito a contribuir com a pecuária brasileira e internacional, inclusive com sêmen sexado disponível”, destaca Henrique Brinckmann, gerente de Negócios Leite da CRV Lagoa. CA Sansão é o número 1 no ranking para leite, gordura, proteína e sólidos com prova extremamente confiável.


De propriedade de Joaquim José da Costa Noronha, o Kinkão, Sansão tem números absolutos na história da raça. O touro é nada menos que o único a ocupar por cinco vezes a posição número 1 do ranking de touros da ABCGIL/EMBRAPA (2005, 2006, 2007, 2008 e 2010). Também por três vezes líder do ranking ABCZ/UNESP (2006, 2009 e 2010). O touro raçador, filho de CA Everest, chegou à bateria da CRV Lagoa em fevereiro de 2009.


“Sansão é consagrado pela sua progênie, além de filhos provados positivos, suas filhas são as recordistas de produção de leite. Já foi utilizado por produtores de todo o Brasil e diversos países e continua sendo intensamente utilizado. A procura pela genética do Sansão é cada vez maior, tanto por sêmen convencional quanto sexado, sendo um dos mais requisitados da Central. Sem dúvida nenhuma, é uma data histórica e motivo de muita comemoração para todos nós”, afirma Tatiane Tetzner, gerente de produto Leite da CRV Lagoa.


História


Sansão vem da seleção CA (Campo Alegre), que foi iniciada na década de 30 pelo avô de Kinkão, João Baptista de Figueiredo Costa, falecido em 1965. Kinkão deu continuidade nos trabalhos de seleção e aprimoramento do Gir Leiteiro. Kinkão é casado com Marta, sua parceria nos negócios da fazenda, com quem teve dois filhos, João Lúcio e Ana Cecília. O casal é a terceira geração da marca CA e estão conduzindo com primor a história da família no Gir Leiteiro.


A Fazenda Terra Vermelha fica situada nos arredores de Vargem Grande do Sul (SP), onde se dedica à criação e seleção de Gir Leiteiro e também à agricultura. O rebanho CA está entre os mais importantes da história e da atualidade da raça no Brasil. Da Terra Vermelha, além de Sansão, também saíram outros ícones do Gir Leiteiro, Touros e Doadoras renomadas.

A comemoração do aniversário do Sansão foi na data de ontem na CRV Lagoa em Sertãozinho-SP, onde representantes da ABCGIL estiveram presentes.

Fonte: CRV Lagoa

0 comentários

Postar um comentário