quarta-feira, 9 de março de 2011

Ovinos Portadores do Gene MyoMAX Têm Aumento da Musculatura da Perna e Nádega

 
 
Myomax é um gene que aumenta a proporção dos músculos e diminui a proporção de gordura em animais. É comprovado que ovelhas que carregam este gene possuem carcaças mais magras e mais carnudas (Na figura ao lado, a carcaça da direita possui o gene enquanto a da esquerda não possui). O MyoMAX foi descoberto por um cientista da AgResearch e três criadores - Monte Linton, Landcorp e Premier Texel – foram fortemente envolvidos no programa de desenvolvimento. 

Premier Texel em suas pesquisas classificou os animais em três situações: os que não tinham cópias do gene, os que tinham uma cópia e aqueles com duas cópias. Através disso, concluiu-se que aqueles portadores de um gene MyoMAX tinha um aumento da musculatura da perna e nádega em pelo menos 5% e diminuição da gordura da carcaça em pelo menos 7% do que os animais que não possuíam esse gene. Já os animais portadores de duas cópias tinham o dobro do efeito, com 10% a mais de músculo e 14% a menos de gordura do que os animais sem o gene. Dessa forma, ovelhas com uma cópia do gene foram classificadas sob a marca MyoMax enquanto os ovinos de duas cópias, MyoMax Gold. 

Usando cordeiros Myomax Gold, os agricultores podem tirar 6,24 reais a mais em uma carcaça ovina de 17 kg. Esse aumento estimado seria composto do melhoramento do rendimento da carne em aproximadamente 2,79 reais e da redução no percentual de gordura. 

Um dos estudos que comprovam as pesquisas foi conduzido pela Aberystwyth University mostrou que os cordeiros Charollais que carregam o gene MyoMAX são mais conformados, possuem carcaças mais magras e mais pesadas e tem valor aproximado de 1,7 a 5,1 reais a mais do que os cordeiros que não têm o MyoMAX.

Outro fato relevante é que em nenhum dos estudos trabalhados por cientistas foram encontrados indícios que o MyoMax comprometa as demais características como as taxas de crescimento ou a sobrevivência dos cordeiros e nem sobre efeitos no pH da carne, cor e maciez. 

Assim, o MyoMAX acaba oferecendo o potencial de aumentar a rentabilidade por cordeiros vendidos e contribui para a estratégia global de melhoria da qualidade da carcaça sem aumentar o custo de produção.
 
 
Fonte: IEPEC

0 comentários

Postar um comentário