sexta-feira, 18 de março de 2011

Inseticidas e Fungicidas Alternativos Como Preparar



Calda Bordalesa

Ingredientes: 200 g de sulfato de cobre; 200 g de cal virgem; 20 l de água e uma faca de aço. Preparo: para o seu preparo utilize vasilhame de plástico ou de cimento amianto ou madeira. Coloque o sulfato de cobre enrolado em pano, em forma de saquinho. Dissolva-o na véspera em 5 litros de água. Em outro vasilhame, misture cal virgem em 15 litros de água. Após, misture ambos, mexendo sempre. Para medir a acidez, pegue uma faca de aço (não inox) e mergulhe a parte da lâmina durante 3 minutos nessa mistura. Não escurecendo, a calda estará pronta. Caso contrário, adicione mais cal virgem. Quando pronta, a calda tem validade para três dias. Aplicar no início da doença. No verão, em plantas novas, deve ser usada em concentração 50% menor. Nunca pulverize a calda no período mais quente do dia e se aplicada em temperatura baixa, perde a sua eficácia.

Calda Sulfocálcica

Ingredientes: 2 kg de enxofre; 1 kg de cal virgem; 10 L de água; e 1 vasilhame de ferro ou lata de 20 L. Preparo: ferva 10 litros de água com a cal virgem. No início da fervura coloque o enxofre e misture durante uma hora, sempre mantendo a fervura. Se necessário, acrescente água quente para manter os 10 litros de água. No final, a calda ficará grossa, com coloração marrom-clara. Deixe esfriar e coe. Use-a ou guarde-a em baldes plásticos ou garrafões bem tampados. Pulverize a calda sulfocálcica diluindo 0,5 a 1 litro para 20 litros de água com intervalos de 10 a 15 dias. A calda sulfocálcica não deve ser usada em abóboras, melão, pepino, melancia e sobre a florada de qualquer cultura e nem em dias quentes.Usesuco de limão e vinagre para lavar o pulverizador.

Cravo de Defunto

Ingredientes: 1 kg de folhas de cravo-de-defunto e 10 L de água. Preparo: misture as folhas de cravo-de-defunto em 10 litros de água. Leve ao fogo e deixe ferver durante meia hora ou então de molho (picado) por dois dias. Coe e pulverize sobre as plantas.

Fumo e Sabão

Ingredientes: 1 pedaço de fumo de corda (10-15cm); 1/2 L de álcool; 1/2 L de água e 100 g de sabão em barra.Preparo: corte o fumo em pequenos pedaços e junte a 0,5 litro de água e ao álcool. Misture em um recipiente deixando curtir durante 15 dias. Decorrido esse tempo, dissolva o sabão em 10 litros de água e junte com a mistura já curtida de fumo e álcool. A mistura pode ser aplicada com pulverizador ou regador. A nicotina é tóxica para o homem e animais de sangue quente, porém 24 horas depois de pulverizada torna-se inativa. No caso de hortaliças, aconselha-se respeitar um intervalo mínimo de 12 dias antes da colheita. Os inseticidas a base de fumo não devem ser aplicados em hortaliças da família das solanáceas porque podem transmitir vírus.

Iscas Atrativas à base de Farelo de Trigo

Ingredientes: 1 kg de farelo de trigo; 100 g de melaço ou açúcar mascavo; 100 g de inseticida fosforado ou carbamato.Preparo: misturar os ingredientes e depois fazer bolinhas de 2-3 cm para distribuí-las próximo às plantas no final da tarde.

Óleo de Nim emulsionado

Ingredientes: Extrato da semente da planta Azadirachta indica Recomendação: aplicar solução de 0,3% a 0,5%, ou seja de 300 a 500 ml do produto para cada 100 litros de água em pulverizações quinzenais.

Solução de Sabão de Coco Neutro

Ingredientes: 50 g de sabão de coco em pó e 5 litros de água. Preparo: coloque 50 g de sabão de coco em pó em 5 litros de água fervente. Pulverizar freqüentemente no verão e na primavera.


Fonte: IAC

0 comentários

Postar um comentário