quinta-feira, 10 de março de 2011

Carambola Plantio e Manejo



Nome Técnico:Averrhoa carambola L.
Nomes Populares :Carambola, caramboleira
Família :Angiospermae – Família Oxalidaceae
Origem:Originária da Malásia na Ásia Tropical.
Foi introduzida no Brasil em 1817 e é cultivada nas regiões mais quentes do país.


Descrição:
É uma árvore de porte pequeno e atinge em torno de 3 a 5,0 m de altura ou mais, conforme a região. Sua forma é ovalada quando jovem e quando atinge o estado adulto assume uma forma mais arredondada. As folhas são compostas de dois folíolos, são alternas e as pequenas flores são completas, nas cores rosadas ou amareladas, reunidas em inflorescência do tipo racemo.
O fruto é uma baga oval amarelo-claro, mas poderá se apresentar também avermelhado, de 12 cm aproximadamente de comprimento, com cinco gomos bem acentuados.
A polpa é suave, perfumada e de sabor acidulado. As sementes são pequenas, ovais, achatadas, na cor marrom e não tem boa capacidade de germinação.

Modo de Cultivo :
A caramboleira é uma árvore pequena e vistosa que presta-se para decoração de pequenos jardins, podendo ser usada no paisagismo urbano.
O fruto pode ser consumido in natura ou na forma de geléias, compotas e sucos.
É considerada medicinal, para tratamento de carência de vitaminas A e C.
É cultivada em regiões quentes, não sujeitas a frios e geadas, com temperaturas ao redor de 25 ºC. O regime de chuvas ideal para cultivo é de mais de 1000 mm anuais e precisa se muito sol e umidade em torno de 80%.


Solo e Substrato:
O solo de cultivo melhor para a cultura é o areno-argiloso com boa profundidade, bem drenado e com pH em torno de 6 a 6,5. Para cultivos de pomares comerciais, é necessária a análise de solos para realizar a correção de acidez.

O fruto
A carambola - comestível quando maduro, é consumido fresco ou sob forma de compotas, geléias, vinhos, passa, doces; o suco da polpa é refrigerante saudável e tem uso medicinal no tratamento de febres, escoburto e desinteria.
O sumo do fruto - rico em acído oxálico - serve para tirar manchas de tintas, de ferrugem, e para limpar metais. Ainda o fruto é fonte de vitaminas A e C.
É comum em pomares e chácaras.

Composição por 100g. de polpa
29 calorias
30mg. de cálcio
11mg. de fósforo
2,9mg. de ferro
30mmg. Vit. A
0,04mg. Vit B1
0,02mg
35mg. de Vit. C.
Propagação/Formação de Mudas
A propagação da caramboleira dá-se por sementes ou por enxertia ou alporquia.

Via sementes
As sementes devem ser sadias, vigorosas, de frutos isentos de doenças/pragas e provenientes de plantas precoces, produtivas e sadias.
O semeio é feito em canteiro (feito de barro e esterco curtido) onde as sementes são lançadas em sulcos paralelos espacejados de 10cm. ou em sacos de polietileno, com dimensões 18cm. x 30cm. e cheios com mistura 1:2:1 (barro:esterco:areia lavada) onde adiciona-se 2,5Kg. de superfosfato simples e 1Kg. de cloreto de potássio por m3 de mistura. Lança-se 3 a 5 sementes (1-2cm. de profundidade) por saco.
Quando mudinhas tiverem 5cm. de altura desbasta-se para uma, a mais vigorosa; 7 a 11 meses pós semeio, muda com 25cm. de altura estará apta ao plantio em local definitivo.
Via enxertia: os porta-enxertos (obtidos de sementes) devem ter o caule com 1cm. de diâmetro (0,6cm. a 1,3cm.), estarem em sacolas sob ripado; o método garfagem lateral embutida exige garfos retirados de ramos maduros também com 1cm. de diâmetro.

Plantio
Espaçamento para plantio varia de 4m. x 4m. a 6m. x 6m.; o plantio, em formato quadrangular, possue densidade de 625 a 277 plantas por hectare.
Covas devem ter dimensões mínimas de 40cm. x 40cm. x 40cm.; na sua abertura separar a terra dos primeiros 15cm. de altura; devem ser abertas 30 dias antes do plantio.
A adubação de fundação é feita colocando-se 300 gramas de calcário dolomítico e 20l. de esterco de curral bem curtido no fundo da cova (na sua abertura) cobrindo-se com um pouco de terra.
Um pouco antes do plantio misturar 300g. de superfosfato simples e 100g. de cloreto de potássio à terra separada e lançar na cova.
Efetuar o plantio no início da estação chuvosa e em horas frescas do dia; retirar o saco, plantar e irrigar a cova com 15 litros de água.


Tratos Culturais
Em caso de falta de chuvas irrigar a cova, semanalmente, com 20 litros de água por 4 a 6 semanas.Evitar concorrencia de ervas daninhas com capinas e roçagens. Manter "coroamento" em torno da muda.Podar ramos em número excessivo (dentro da copa), ramos secos e doentes, ao longo da vida da planta.
Adubação em cobertura: por planta/por vez/incorporada ao solo.
1º ano: 55g. de ureia e 35g. de cloreto de potássio no pegamento e final da estação chuvosa.
2º ano: 65g. de ureia, 220g. de superfosfato simples e 50g. de cloreto de potássio no início e final das chuvas.
3º ano (diante): 120g. de ureia, 300g. de superfosfato simples e 70g. de cloreto de potássio no início e fim da estação chuvosa.
OBS: no início da estação chuvosa pode-se aplicar 15l. de esterco (2º ano) e 20l. de esterco (3ºano) por cova, sob copa.
Manter mosca-das-frutas sob controle com pulverizações em cobertura total com fentiom 50 (Lebaycid - 100ml./100l. de água) ou com iscas tóxicas com insetícidas à base de malatiom (Malatol) ou triclorfom (Dipterex).

Colheita/Rendimento
Plantas oriundas de sementes iniciam frutificação a partir do 3º ano e enxertadas 2º ano. No 5º ou 6º ano a frutificação entra em escala comercial e permanece por 20 anos.
A caramboleira por produzir/pé/ano de 1.000 a 2.000 frutos (45 a 120kg. de frutos).


Fonte: www.seagri.ba.gov.br

0 comentários

Postar um comentário