terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Tipos de leite

 

Leite Longa Vida

Leite Longa Vida, ultrapasteurizado ou UHT é o leite líquido homogeneizado, que foi submetido durante 2 a 4 segundos, a uma temperatura entre 130 e 150° C, mediante um processo térmico de fluxo contínuo; imediatamente resfriado a uma temperatura inferior a 32° C, e envasado assepticamente.

Leite Tipo A

É o leite obtido da ordenha completa e ininterrupta, com teor de gordura integral, padronizado, semi-desnatado ou desnatado, produzido, beneficiado (pasteurizado) e envasado em estabelecimento denominado Granja Leiteira.


O Regulamento técnico exige:


Teste qualitativo negativo para fosfatase alcalina;
Teste positivo para peroxidase;
Enumeração de coliformes a 30/35° menor que 0,3 NMP/mL.


Leite Tipo B
É o leite obtido da ordenha completa e ininterrupta e refrigerado na propriedade rural leiteira a 4ºC. É transportado para o estabelecimento industrial e submetido a pasteurização. O teor de gordura pode ser integral, padronizado, semi-desnatado ou desnatado.


O Regulamento técnico exige:


Teste qualitativo negativo para fosfatase alcalina;
Teste positivo para peroxidase;
Enumeração de coliformes a 30/35° menor que 3 NMP/mL.


Leite Tipo C


É o leite obtido da ordenha completa e ininterrupta e que não foi resfriado na propriedade rural leiteira e entregue à industria até as 10:00 horas do dia da sua obtenção. É transportado para o estabelecimento industrial e submetido a pasteurização. O teor de gordura pode ser integral, padronizado, semi-desnatado ou desnatado.

Leite Esterilizado


É pré aquecido a 70°C em fluxo contínuo, embalado e em seguida esterilizado na própria embalagem à temperatura de 109 a 120°C, de 20 a 40 minutos, sofrendo resfriamento numa temperatura de 20 a 35°C, pode ser integral ou desnatado.

Leite Homogeneizado

Indica que o leite passou pelo processo chamado homogeinização, através deste, a gordura do leite é uniformemente distribuida, evitando a formação da nata e a separação da gordura.

Leite Evaporado

É o leite que passa por um processo de redução de água de sua composição e resulta em um leite concentrado e rico em nutrientes.

Leite Funcional

É o leite que além de fornecer os nutrientes para o organismo, contribui para melhorar a saúde das pessoas. São enriquecidos com substâncias capazes de reduzir os riscos de doenças e alterar funções metabólicas do corpo humano.


Exemplo: leite com ômega, com lactose reduzida, etc.






Fonte: http://www.cileite.com.br/

0 comentários

Postar um comentário