segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Aveia Branca IAC 7



Quais os Tipos de Aveia ?
A aveia é um tipo de gramínia assim como o milho e capins, divide-se em tres tipos , Aveia-Preta , Aveia-Amarela e Aveia-Branca


Para que se Destinam os Diversos Tipos de Aveia ?
A aveia preta é bastante conhecida pelos produtores de leite e carne como pastagem temporária de inverno. Serve para pastoreio, produção de feno e silagem, para a cobertura do solo no sistema de plantio direto na palha (PDP). Os seus grãos, no entanto, somente
são usados como alimento para pássaros.
As aveias amarela e branca, além de terem a mesma utilidade,são excelentes produtoras de grãos. A aveia branca é a preferida, pois produz alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, indispensáveis em dietas para todas as idades. Pesquisas recentes
confirmam a importância do consumo de fibras alimentares associadas a vitaminas. A aveia em flocos possui 10,5% de fibras e o farelo 15,9%.


Como a aveia branca IAC 7 pode ser usada na alimentação animal?
Pode ser consumida descascada ou com casca. Para eqüídeos, deve ser esmagada, o que aumenta a sua digestibilidade. Na formulação de rações, pode ser desintegrada com ou sem casca, dependendo da espécie a ser consumida e do nível de fibra ou energia que se deseja. Para pássaros, ela pode ser fornecida com casca ou descascada, dependendo da espécie.


A aveia IAC 7 pode ser usada diretamente como pastagem?
Muitos pecuaristas a usam, tendo que ser irrigada dependendo da época e da região. Pecuaristas que a cultivam com irrigação têm conseguido excelentes resultados semeando-a diretamente sobre a pastagem de braquiária.
De maneira diferente que os capins tropicais, a aveia responde bem à adubação e à irrigação nos dias curtos do ano, podendo ser utilizada intensamente.


Ela pode ser usada para feno e silagem?
Sim. De 70 a 90 dias após o plantio a cultura pode ser cortada visando à produção de feno ou silagem.As plantas, em geral, concentram a maior quantidade de nutrientes na floração, no entanto, alguns agricultores as colhem alguns dias antes. Dependendo das condições de produção, o segundo corte poderá dar boa quantidade de massa. Nos totais dos cortes, têm sido obtidas produções de 3 a 5 toneladas de matéria seca por hectare.


A aveia IAC 7 é boa produtora de palha?
A palha proveniente da dessecagem com herbicida, ou aquela remanescente no solo após
a colheita dos grãos, está entre 15 e 30 toneladas por hectare.


Há outras utilidades para a palha da aveia?
Sim. Muitos produtores de frutas – melancia, por exemplo – estão cultivando a variedade IAC 7 como forma de obter palha para embalar as frutas. Fibras longas e textura macia são os atributos desejados.Produtores de hortaliças orgânicas cultivam a aveia em rotação, entre uma cultura e outra, cortando-a eplantando as novas mudas em meio à sua palhada. Cultivos intercalares em café ou fruteiras, com o objetivo de cobrir e melhorar o solo, também são adotados.


Pode-se misturar a semente de aveia branca com outras?
Uma das misturas de sementes utilizadas no sul de São Paulo é: 50 a 60 kg de aveia branca, 60 a 70 kg de aveia preta e 17 a 20 kg de azevém, por hectare. Deve-se dar preferência à aveia preta cultivar Embrapa 29 (Garoa).


Qual é a produtividade da aveia IAC 7?
Para as condições em que é cultivada em São Paulo, a produção está entre 2.000 a 3.500 kg de grãos por hectare. No entanto, culturas bem instaladas e conduzidas podem produzir mais, dependendo da tecnologia empregada. O peso do hectolitro (PH) dos grãos recém-colhidos da IAC 7 varia de 40 a 45, mas pode ser mais elevado caso se utilizem adubações maiores.


É verdade que a aveia branca pode melhorar o solo?
Sim. Ha muitos anos se conhecem as qualidades da aveia na melhoria das condições e atributos dos solos. Pesquisas brasileiras demonstraram que a aveia branca não permite a multiplicação do nematóide


Qual o espaçamento usado na cultura da aveia IAC 7?
Deve ser semeada, tanto no sistema convencional como no PDP, com espaçamento de 17 a 25 cm entrelinhas e a uma profundidade de 2 a 3 cm.

Qual a época ideal para o estabelecimento da cultura dessa aveia?
Meloidogyne javanica, formador de galhas, uma severa praga da soja, do café e de outras culturas.
A semeadura deve ser feita nos meses de abril e maio. A aveia necessita de água no solo em todo o ciclo, porém, as fases críticas são na instalação e na floração.


Em que tipo de solo pode-se cultivar a aveia IAC 7 e qual a adubação a ser utilizada?
Em todos os solos de média e alta fertilidade. Correções de solo e fertilizações equilibradas dão sempre respostas positivas na produção. O agricultor deve fazer a análise de solo, procurando a orientação de um Engenheiro Agrônomo, que poderá indicar-lhe as recomendações do Boletim 100 do IAC. È possível obter mais informações nas CASAS DA AGRICULTURA ou nos NÚCLEOS DE PRODUÇÃO DE SEMENTES (Postos de Sementes) da CATI.


Quais as vantagens e desvantagens agronômicas dessa cultivar?
Suas principais vantagens são as produções de grãos e palha, a precocidade, rusticidade e sua alta relação folhas/caule, devido às folhas largas que possui. Essa relação é bastante adequada para a alimentação animal. A relação carbono/nitrogênio também é boa para o plantio direto na palha (PDP).
Além disso, a capacidade de perfilhamento da variedade é bem elevada. Como todas as culturas de inverno, em condições adversas de calor e umidade podem surgir doenças provocadas por fungos. Em face disso,, a escolha da época correta de plantio para cada região é muito importante.


Ha outras vantagens em utilizar a aveia branca IAC 7?
Sim. É uma cultivar de origem conhecida, com a garantia das qualidades genética, sanitária e fisiológica das sementes adquiridas. É considerada pela indústria de alimentos uma das melhores cultivares para a alimentação humana.


Onde encontrar sementes da IAC 7?
Diretamente ou por encomenda, nas CASAS DA AGRICULTURA ou nos NÚCLEOS DE PRODUÇÃO DE SEMENTES (Postos de Sementes) da CATI. Cooperativas e associações de produtores rurais podem fazer compras de sementes de maneira muito vantajosa.




Fonte:   Eng. Agr. Armando Azevedo Portas
              portas@cati.sp.gov.br

 

1 comentários

Unknown 13 de julho de 2021 às 11:39

Boa tarde, podem me indicar, um contato, para compra de PALHA DE AVEIA.
grato.

Postar um comentário