terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Ministério da Agricultura orienta plantio de Maçã, Nectarina, Pêssego, Pera e Uva

 

Maçã, nectarina, pêssego, pera e uva, têm melhor período e municípios aptos para o cultivo recomendados

Os produtores de maçã, nectarina, pêssego, pera e uva devem ficar atentos às orientações do Zoneamento Agrícola publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (21/02). As recomendações são para o plantio das frutas em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo. O zoneamento indica o melhor período para cultivo, municípios aptos, cultivares indicadas e tipos de solo apropriados.

Com base na análise de séries históricas de dados meteorológicos e informações de solo e comportamento das cultivares, é possível identificar as melhores áreas nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul para a produção de maçã com baixo risco de perdas. As orientações apontam o melhor período para o plantio no estado catarinense (11 de junho a 20 de agosto), gaúcho (1º de julho a 31 de agosto) e paranaense (1º de julho a 30 de setembro).

O estudo também orienta a semeadura de nectarina. Em Santa Catarina, o período indicado para o plantio é entre 11 de junho e 20 de agosto. No Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, é entre 1º de julho e 31 de agosto. A fruta, que é uma mutação genética do pêssego, se desenvolve melhor em regiões de clima frio.

Já o pessegueiro é uma planta que necessita de períodos frios para o crescimento. Os prejuízos na colheita podem ser controlados com a escolha criteriosa de cultivares resistentes. Em Santa Catarina o melhor período para o cultivo da fruta é entre 11 de junho e 20 de agosto. No Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo, entre 1º de julho e 31 de agosto.

Fruta de clima temperado, a pera necessita de horas de frio durante o junho e 23 de agosto. No Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, entre 1º de julho e 31 de agosto.

Para a uva, é necessário que o produtor esteja atento ao tempo e clima, que exercem grande influência na cultura da videira, delimitando sua adaptabilidade em diferentes regiões. Os elementos climáticos que mais influenciam o crescimento e desenvolvimento da planta são: radiação solar (luz), temperatura do ar, geada, chuva, granizo, umidade relativa e vento. O período indicado para o plantio, no Paraná, é entre 1º de julho e 31 de dezembro. No Rio Grande do Sul, os períodos variam de acordo com os municípios. Já em Santa Catarina e São Paulo, entre 1º de julho 31 de agosto.



Fonte: MAPA

0 comentários

Postar um comentário