quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Sumário de Avaliação Genética – Leite




O sumário de Touros Zebuínos de Aptidão Leiteira é anualmente publicado pela ABCZ em convenio com a  Unesp-Jaboticabal, baseado nos arquivos zootécnicos do PMGZ- Controle Leiteiro.

O que consta no Sumário

Avaliação Genética dos Touros através das PTAS para duas características: leite e gordura;
Acurácia;
Nº de filhas avaliadas;
Nº de fazendas com filhas avaliadas;
Nome do pai do touro.


Como acessar os dados do Sumário de Touros e a Avaliação Genética das Matrizes e Produtos Jovens

De forma online através do site da ABCZ: www.abcz.org.br  (comunicações eletrônicas) com a visualização exclusiva do proprietário. Os dados estão disponíveis no item PMGZ.
No caso somente do Sumário de Touros a versão impressa é disponibilizada de forma irrestrita a todos os criadores.

Metodologia utilizada no Sumário

As produções de leite analisadas para efetivação deste sumário são lactações em até 305 dias, sem ajustes, somente são consideradas matrizes registradas no SRGRZ (categoria PO e LA) e participantes do Controle Leiteiro Oficial da ABCZ.
Para participação neste sumário é necessário que os touros tenham filhas avaliadas em no mínimo 3 fazendas distintas, em que  a acurácia exigida para produção leiteira mínima é de 0,70 e para produção de gordura mínima de 0,60;


O que é PTA

PTA (Predicted Transmiting Hability) é a habilidade provável de transmissão, que o animal tem como reprodutor, sendo uma estimativa próxima do real valor genético. O PTA esta relacionando a expectativa de produção leiteira (lactação) média das filhas de determinado animal em relação a produção média das filhas dos demais animais avaliados. O PTA tem o mesmo conceito e interpretação que as DEP’s, que são mais conhecidas no melhoramento genético de bovinos de corte.


Exemplo: Determinado touro A com PTA para produção de leite de +650 kg e o touro B com PTA para a mesma característica de +500 kg, esperamos em média que as filhas do touro A sejam superiores +150 kg de leite em relação a média das filhas do touro B. O PTA é uma expectativa e deve sempre vir acompanhado da Acurácia.

AC-Acurácia: é a correlação entre o valor genético estimado e o valor genético real de determinado animal avaliado geneticamente. Seu valor pode variar de 0 a 1, sendo que este, de acordo com o numero de informações que vão entrando no banco de dados irá sofrer variação. A acurácia fornece uma estimativa de risco e deve ser utilizada para definir a intensidade de uso de um determinado touro em um rebanho.



Fonte: ABCZ

0 comentários

Postar um comentário