quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Milheto


CARACTERÍSTICAS
Família: Gramíneas
Espécie: Pennisetum americanum
Cultivar: Milheto
Ciclo vegetativo: anual
Hábito de crescimento: ereto
Tempo de formação: 60 dias
Altura do corte (pastejo): 20 cm
Matéria Seca: 10 a 12 t/ha/ano
Proteína bruta na MS: 15 a 16 % da MS
Aceitabilidade: ótima
Exigência em fertilidade do solo: média

PLANTIO
Profundidade: 1,0 a 2,0 cm
Forma de plantio: a lanço ou em linha, através do plantio direto ou preparo do solo pelo método convencional.


  • Comparativamente à maioria das forrageiras tropicais perenes, o milheto é uma excelente alternativa para melhorar a qualidade alimentar de bovino. Apresenta alta produtividade e precocidade, durante períodos de escassez das forrageiras perenes, abrindo espaço para seu uso estratégico nas fases de cria, recria e engorda, repercutindo em sistemas mais precoces da pecuária de corte.
  • As pastagens anuais de milheto podem funcionar como um suplemento protéico/energético, principalmente durante a seca. A intercalação desta forrageira com as pastagens perenes resulta numa melhoria considerável na dieta dos animais.
  • A recuperação ou renovação de pastagens degradadas com a cultura de milheto pode amortizar parcial ou totalmente os custos variáveis do sistema.
  • O cultivo do milheto após as colheitas de verão (soja e milho) é de fundamental importância para o sucesso da integração agricultura x pecuária em regiões sem ocorrência de geadas e com precipitações até o mês de maio.
    Para a produção de silagem, o milheto pode substituir o milho ou o sorgo, com vantagens em produtividade e qualidade quando cultivado em safrinha ou tardiamente.
    Fonte: Sementes Facholi e Embrapa CNPGC

0 comentários

Postar um comentário