quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Gramínea Andropogon


Andropogon

Família: Gramíneas
Espécie: Andropogon Gayanus
Cultivar: Baeti
Ciclo vegetativo: Perene

Consorciação: Todas as leguminosas

Hábito de crescimento: touceira
Tempo de formação: 80 dias
Altura do corte (pastejo): 25 cm
Matéria Seca: 10/20 t/há/ano
Proteína bruta na MS: 8 a 10 % da MS
Aceitabilidade: boa
Exigência em fertilidade do solo: Baixa


O capim-andropogon (Andropogon gayanus cv. Planaltina) é uma gramínea forrageira perene, ereta, que cresce formando touceiras de até 1,0 m de diâmetro e produz afilhos com altura variando entre 1,0 a 3,0 m. Originário da África Tropical encontra-se amplamente distribuído na maioria dos cerrados tropicais, em áreas com estação seca bem prolongada.
Vegeta bem em altitudes que variam desde o nível do mar até 1.400 m, principalmente em regiões onde a precipitação oscila entre 1.000 e 2.000 mm/ano. Tolera até nove meses de seca, embora seu crescimento seja favorecido em regiões com três a cinco meses de estiagem.
Mantém sua atividade fotossintética e metabólica sob condições de stress hídrico e rebrota rapidamente com as primeiras chuvas. Apresenta excelente adaptação a solos ácidos e de baixa fertilidade natural, desenvolvendo-se melhor nos profundos e bem drenados.
A semeadura deve ser realizada no início do período chuvoso (outubro/ novembro). O plantio pode ser em sulcos espaçados de 0,6 a 1,0 m entre si, a lanço ou em covas (0,5 x 0,5 m) quando se utilizam mudas. A profundidade de semeadura deve ser de 2,0 cm, já que as sementes são muito pequenas, o que pode ser obtido pela passagem de um rolo compactador
Grande tolerância ao fogo; bom potencial para a produção de sementes; não apresenta problemas de fotossensibilização; resistente ao ataque das cigarrinhas-das-pastagens; mal hospedeiro de carrapatos; muito palatável e com bom teor de proteína bruta (PB); rápido rebrote na seca; facilmente eliminado pelo arado e boa aceitação por eqüinos.
Por apresentar hábito de crescimento ereto, forma consorciações bastante equilibradas com leguminosas forrageiras como Estilosantes Campo Grande e Calopogônio.
Sempre que possível utilizar pastejo rotativo, de modo a otimizar o desempenho animal. Recomenda-se retirar os animais da pastagem quando as plantas forem rebaixadas entre 30 e 40 cm de altura.



Fonte: Rural Pecuária Consultoria

2 comentários

Unknown 22 de maio de 2017 às 10:44

Olá, parabéns pelo artigo!
Conteúdo muito bom e de fácil entendimento!
Grande abraço!
Ps. Se precisar, conte conosco para dicas e informações sobre tipos de
grama nos links abaixo.
Grama Esmeralda
Grama Batatais
Grama São Carlos
Grama Bermudas
Grama Santo Agostinho
Grama Coreana

João Paulo 15 de setembro de 2019 às 17:12

Parabéns, ótimo post. Trabalho com grama natural (Esmeralda e São Carlos) e se alguém se interessa segue o meu contato. Obrigado desde já.

Compre Grama - Comércio e Plantio de grama Esmeralda

Grama Esmeralda

Grama São Carlos

Grama para jardim

Grama para sombra

Grama em

Grama preço

Venda de grama

Comprar grama

Distribuidor de grama

Postar um comentário