quinta-feira, 11 de novembro de 2010

DERMATOMICOSE


Definição
 
É uma dermatite localizada, de caráter crônico, causada pela invasão da pele e pêlos por fungos conhecidos como dermatófitos, que é caracterizada por descamação e perda de pêlos. É também conhecida pelo nome de tinha, ringworm, dermatofitose ou tricofitose.
As perdas econômicas devidas à dermatomicose são baixas, uma vez que a infecção é superficial e restrita à pele, mas a inquietação decorrente do prurido pode resultar em diminuição nas taxas de ganho (Jensen & Mackey, 1974).
 
 Etiologia
 
Os agentes etiológicos são vários tipos de fungos, sendo o Trichophytum verrucosum o mais freqüente em bovinos. O fungo invade e desenvolve-se no estrato córneo da pele e folículo piloso. A hifa divide-se transversalmente dando origem a esporos, que são altamente resistentes, podendo permanecer vivos em estábulos ou baias por longos períodos de tempo. A tinha pode ser transmitida ao homem, devendo ser tomados os cuidados necessários no contato com animais contaminados.
 
Epidemiologia
 
O contato com um dermatófito nem sempre resulta em infecção, pois há uma série de fatores ligados ao animal (idade, nível de resistência imunológica, doenças concomitantes, estado nutricional etc.) que podem favorecer o estabelecimento da doença (Manual Merck, 1991).
A dermatomicose afeta principalmente animais estabulados criados em altas lotações, que favorece a disseminação da infecção, a constante reinfecção e a contaminação do ambiente (Ainsworth & Austwick, 1973). Todas as raças, sexo ou idades são susceptíveis, embora os indivíduos mais jovens sejam mais comumente afetados, principalmente os recém-desmamados, devido a sua condição de alta susceptibilidade. Parece haver maior incidência da doença nos meses de inverno, embora ocorra em qualquer estação. Jensen & Mackey (1974) afirmam que a doença pode chegar a atingir 50 a 70% de um rebanho em condições de confinamento, devido ao grande número de animais e às numerosas oportunidades de contato entre estes.
A doença muitas vezes se manifesta como uma condição benigna que se resolve espontaneamente após um período de seis semanas a três meses, sendo mais persistente quando atinge uma grande área do corpo, quando então pode comprometer a saúde e a condição do animal (Belschner & Marshall, 1984).
 
Patogenia
 
O meio de contaminação mais comum é o contato direto entre animais infectados e animais sadios, embora os esporos possam estar presentes em cercas, postes, cochos etc. A infecção se desenvolve no tecido queratinizado do estrato córneo ou folículo piloso, sendo que lesões superficiais favorecem o estabelecimento do fungo. A penetração do fungo enfraquece o pêlo e causa a sua queda próximo a superfície da pele. A presença de crostas ressecadas, características da doença, decorre do acúmulo de células epiteliais queratinizadas, exsudato do processo inflamatório e de fragmentos de pêlos. Uma infecção prolongada provoca uma reação inflamatória crônica, tanto na derme quanto na epiderme. Lesões próximas aos olhos podem progredir para uma queratoconjuntivite não específica (Jensen & Mackey, 1974).
A forma circular característica das lesões é explicada pelo fato do fungo da dermatomicose ser estritamente aeróbio e a formação de crostas levar à morte do mesmo no centro da lesão, deixando o mesmo ativo somente na periferia (Blood & Henderson, 1978). O fato da atividade micótica ser queratofílica também explica o aspecto da lesão, visto que o agente não consegue se desenvolver onde a queratina já não mais existe.
 
Sintomas Clínicos
 
O período de incubação varia de uma a quatro semanas, com manifestação das lesões principalmente na cabeça, no pescoço e no períneo, podendo, se não houver tratamento, se alastrar para outras regiões e envolver grandes áreas do corpo do animal.
As lesões características são circulares, circunscritas, medindo de 1 a 3 cm de diâmetro, podendo estar desprovidas de pêlos ou cobertas por crosta de coloração acinzentada ou amarronzada, que se projetam ligeiramente acima da pele. A superfície abaixo da crosta é úmida e hemorrágica nos estágios iniciais, mas, quando as cascas caem, a lesão está seca e desprovida de pêlos. Prurido não é comum, embora freqüentemente os animais apresentem sinais de irritação. Em casos mais severos, particularmente em bezerros e animais jovens, a lesão tende a coalescer e a pele torna-se espessa e pregueada (Belschner & Marshall, 1984).
O curso da doença é de aproximadamente quatro meses. Animais recentemente recuperados apresentam resistência temporária à reinfecção (Ainsworth & Austwick, 1973; Jensen & Mackey, 1974).
 
Achados Histopatológicos
 
Há presença de um processo inflamatório crônico na derme e epiderme. As células epiteliais do estrato córneo estão aumentadas numericamente e paraqueratóticas. O acúmulo de células forma curtas projeções papilares acima do nível da pele. Micélios filamentosos são freqüentemente detectáveis entre as células do estrato córneo da pele e do folículo piloso. Em alguns folículos, bainhas de esporos rodeiam o pêlo, que enfraquece e quebra quando penetrado pelo micélio. Microabcessos podem ser encontrados na epiderme e na derme. Linfócitos, macrófagos e pequeno número de neutrófilos acumulam-se em torno do folículo piloso.
 
 Diagnóstico
 
Geralmente as lesões são características o suficiente para o diagnóstico. A confirmação laboratorial pode ser feita através de raspados, biópsia ou cultura da pele. Das técnicas descritas, a menos utilizada é a de cultura, uma vez que devido ao lento crescimento dos fungos, são necessárias muitas semanas até a identificação final. As amostras de raspados devem ser coletadas nas regiões mais periféricas das lesões e enviadas ao laboratório em envelopes, pois segundo Blood & Henderson (1978), vidros hermeticamente fechados podem favorecer o crescimento de fungos não-patogênicos.
 
Diagnóstico Diferencial
 
Deve ser feito para com a dermatofilose, lesões focais de sarna, alguns tipos de papilomatose ou outras infecções cutâneas.
 
Tratamento
 
Existem dúvidas quanto à validade do tratamento para a dermatomicose em bovinos, visto que a doença é, normalmente, autolimitante e a recuperação espontânea é comum. O tratamento, se bem executado, terá como objetivo reduzir a extensão das lesões e limitar a disseminação da doença, através da redução da contaminação ambiental (Blood & Henderson, 1978; Belschner & Marshall, 1984).
Muitos tipos de tratamentos tópicos podem ser usados, mas para uma maior eficácia, todos devem ser precedidos da retirada das crostas, com auxílio de escova de cerdas e água morna. As soluções devem ser esfregadas com intensidade nas lesões, sobretudo nas regiões periféricas. Aplicações de soluções fracas de iodo (1-2%), a cada 1-2 dias, têm alcançado bons resultados. A griseofulvina (10 mg/kg PV/7 dias, VO) tem sido considerada útil, embora seja antieconômica. Guth & Grunder (1990), em tratamento à base de tiabendazol (10, 15 ou 20 mg/kg, 5-10 dias) em 200 bovinos de várias idades, conseguiram a cura de 95% dos animais em seis semanas após o início do tratamento, não havendo diferenças entre as dosagens.
Alguns produtos têm-se mostrado auxiliares ao tratamento em função de seu efeito imunoestimulante. Anil et al. (1992) demonstraram o uso do ivermectin no controle da dermatomicose em bezerros com sinais visíveis de infecção, através de dois tratamentos (200 m g/kg PV) com intervalo de uma semana. Siqueira (1987) relata que animais que receberam levamisole juntamente com produtos antifúngicos, recuperaram-se mais cedo do que aqueles que só receberam o produto antifúngico. O zinco (5 mg/kg PV, IM) também tem sido usado para promover alguma proteção e auxiliar a recuperação de animais doentes (Bires et al., 1989).
Em rebanhos onde a infecção atinge um grande número de animais, o tratamento deve ser feito à base de pulverizações ou banhos. O Captan® (N-triclometil-mercapto-4-ciclo-hexeno-1,2-dicarboxamida), fungicida de uso agrícola produzido pela I.C.I. do Brasil S.A., tem sido recomendado como um dos produtos mais eficazes para este tipo de uso. A dosagem recomendada apresenta variação de acordo com o autor. Jensen & Mackey (1974) e Blood & Henderson (1978) indicam o uso em concentrações de 1/300-400, 4-7 litros/an., em dois tratamentos com intervalo de duas semanas entre eles. Ristic & McIntyre (1981) recomendam uma solução 1/200 a cada quatro dias, em seis tratamentos. O Manual Merck (1991) indica 1/300, durante cinco dias e depois semanalmente até o desaparecimento dos sintomas.
O ácido paracético também tem sido usado em soluções de 2-3% (0,5 litros/an. em duas aplicações com intervalo de sete dias) para o controle da infecção (Gonzales et al., 1987).
 
Prevenção
 
O isolamento e tratamento imediato dos animais afetados assim que forem observadas as primeiras lesões, juntamente com a desinfecção do local e dos utensílios utilizados no manejo destes animais, são as principais medidas para o controle da dermatomicose.
Uma dieta correta, com suplementação adequada, principalmente de vitamina A, para animais jovens em confinamento, pode ser considerada como uma medida auxiliar, visto que a susceptibilidade à infecção é maior nos animais subnutridos (Blood & Henderson, 1978). 

Fonte : CNPGC EMBRAPA

41 comentários

Unknown 28 de maio de 2017 às 07:57

Bom dia! Moro no interior de Pernambuco e crio gado Nelore, tenho um bezerro que apareceu uns pequenos pontos de feridas como um começo de carrapato no pescoço, logo depois percebi que não era, aplicamos injeção e agora está pior, aumentou as manchas, está como umas verrugas ou impegem. Queria saber que tipo de doença é essa ?

Anônimo

Meu nome Carlos moro em Recife Jaboatão dos Guararapes tenho 4 animais da raça nelore e notei que uma bezerra está com um tipo irritação na região da cabeça sendo a maior parte delas no pescoço está caindo o pelo parece com um sintoma de verrugas como posso tratar essa doença

Unknown 28 de agosto de 2018 às 19:08

meu nome é ediana moro em Almeirim Pará tenho uma vaca d boi búfalo apareceu ela ficando malhado.parece caindo o pêlo q doença é essa como posso tratar

Unknown 30 de agosto de 2018 às 19:24

Uma bezerra está caído pelos na região da cabeça,como tratar isso

Unknown 30 de agosto de 2018 às 19:26

Ninguém respondeu os comentários

Unknown 11 de julho de 2020 às 09:04

Com trata sana d boi

Unknown 15 de agosto de 2020 às 18:06

Sou Paulo César Garcia Cintra.
Estou com problema muito sério tenho 8 Bezerra com est fungo na região da costela,nós pés caiu todo o pelo est na carne viva.
Estou usando iodo 2% aproveite e barbatimao cebo de carneiro banha de porco é Sra muito feio mesmo.

Unknown 10 de novembro de 2020 às 12:46

Como tratar esponja em bovinos?

SAFETOTOSITEPRO18 16 de abril de 2022 às 00:33

I discovered your blog while scanning for the updates, I am glad to be here. 바카라사이트인포

SAFETOTOSITEPRO18 16 de abril de 2022 às 00:33

You made such an interesting piece to read, giving every subject enlightenment for us to gain knowledge. 바둑이사이트넷

SAFETOTOSITEPRO18 16 de abril de 2022 às 00:34

Your website is really cool and this is a great inspiring article. 바카라사이트윈

SWEETIE 13 de maio de 2022 às 22:43

I'm satisfied, I have to tell you. You rarely encounter educational and enjoyable blogs.You hit the nail on the head. Your concept is impressive.The problem is what the wrong people are saying wisely. I'm very happy to find something related to this by chance.

바카라사이트윈
메이저사이트
스포츠토토핫
토토사이트
토토
카지노사이트

SAFE SITES18 9 de junho de 2022 às 04:22

Please keep us informed like this. Thanks for sharing.
토토사이트

SAFE SITES18 9 de junho de 2022 às 04:23

What an interesting story! I'm glad I finally found what I was looking for. 먹튀검증

SAFE SITES18 9 de junho de 2022 às 04:23

I’d like to find out more? I’d care to find out more details. 안전놀이터

casinositewiki 카지노사이트 9 de junho de 2022 às 20:12

Such clever blog work and exposure! Keep up the very good works
카지노사이트위키
온라인카지노사이트
카지노사이트탑
바카라사이트

oncasinosite 카지노사이트 9 de junho de 2022 às 20:18

Wow, fantastic blog layout! Your website is excellent.
카지노사이트
온라인카지노
카지노
바카라

1688xGroup 18 de junho de 2022 às 13:05

Pretty great post. I simply stumbled upon your blog and wished to mention that I’ve truly loved browsing your blog posts. In any case I’ll be subscribing for your rss feed and I hope you write again soon! slotxo168

1688xGroup 23 de junho de 2022 às 13:31

I think this is one of the most significant information for me. And i’m glad reading your article. But should remark on some general things, The web site style is perfect, the articles is really great : D. Good job. ambbet

madisson 27 de dezembro de 2022 às 11:26
Este comentário foi removido pelo autor.
imp09 15 de janeiro de 2023 às 23:26

Good article You decorated your blog so beautifully. 파워볼사이트

shazam 28 de janeiro de 2023 às 03:34

Great post and very impressive
formularios de divorcio no disputados de virginia
best family court lawyers near me
Abogado Transito Fairfax VA

william 31 de março de 2023 às 01:40

thanks for your information and good images keep do it and post more blogs mejor abogado de accidentes de motocicleta en el norte de virginia

gostopsite 고스톱사이트 24 de abril de 2023 às 19:42

I’m hoping to check out the same high-grade blog posts.

19guide03 19가이드03 24 de abril de 2023 às 19:44

Keep doing this nice job, God bless.

casinosite 카지노사이트존 24 de abril de 2023 às 19:47

I really enjoyed the stuff you shared in the form of blogs.

sportstotozone 스포츠토토존 24 de abril de 2023 às 19:48

You are growing rapidly and it shows in your blogs.

nithu 8 de maio de 2023 às 03:38

Actually Great. I’m also an expert in this topic so I can understand your hard work.

The lawyers at
Caroline Traffic Lawyer are knowledgeable about Virginia's traffic laws and the local court system.

nithu 22 de junho de 2023 às 03:32

Your post is very helpful and your information is reliable. I am satisfied with your position.

An Emergency Protective Orderis issued to safeguard the health and life of victims suffering from violence, sexual assault and continued threat.

Vegita 14 de julho de 2023 às 04:27

Thanks For sharing your Blog post Amazing content to readDistrict Of New Jersey Local Rules Protective Order

Tara 22 de setembro de 2023 às 08:06

"Dermatomicose: Understanding and Treating Fungal Skin Infections"

Dermatomicose, commonly known as dermatophytosis or fungal skin infection, is a prevalent skin condition caused by dermatophyte fungi. These infections can affect various parts of the body, leading to discomfort and cosmetic concerns. Understanding the causes, symptoms, and treatment options for dermatophytosis is crucial for effective management. Explore the latest insights into diagnosis, prevention, and medical and home remedies to regain healthy, clear skin. Don't let fungal infections hold you back; empower yourself with knowledge to address dermatatomicose effectively.
Abogado Conducción Imprudente Rockingham VA




johnstepan 22 de setembro de 2023 às 23:33

The medical word for fungus infections of the skin and skin appendages, including nails and hair, is dermatomycosis (derma: skin; mykes: fungus). Any time there are damaged or pathologically altered skin regions, fungus infection can occur.¿Cuáles son las causales de divorcio en Nueva Jersey?

marlin joe 22 de setembro de 2023 às 23:37

Dermatophytosis, also known as "ringworm," is a fungal infection affecting the skin, hair, or nails. Treatment options include over-the-counter antifungal creams and ointments for mild cases, and prescription medications for more severe infections. Symptoms include itching, redness, and a circular rash with a raised, scaly border. Prevention involves good hygiene, keeping the affected area clean and dry, and avoiding sharing personal items with others.
If suspected of having dermatomycosis, it is crucial to consult a healthcare professional for a proper diagnosis and treatment plan. With proper treatment, dermatomycosis can often be resolved within a few weeks to a couple of months. It is essential to discuss side effects with your healthcare provider to weigh the benefits of treatment against potential drawbacks.
Individual experiences with dermatomycosis and its treatment may vary, so it is essential to seek personalized advice and care from a healthcare provider.northern virginia personal injury attorney

Tara 23 de setembro de 2023 às 08:21

Dermatomicose, também conhecida como "tinea" ou "micose", é uma infecção fúngica da pele que afeta seres humanos e animais. Causada por diferentes tipos de fungos, essa condição pode se manifestar em várias partes do corpo, resultando em erupções cutâneas, coceira intensa e descamação da pele. As áreas comuns afetadas incluem os pés (pé de atleta), virilhas (tinea cruris), couro cabeludo (tinea capitis) e outras áreas de dobras na pele. O tratamento geralmente envolve antifúngicos tópicos ou orais, dependendo da gravidade da infecção. A prevenção inclui higiene pessoal adequada e evitando o compartilhamento de itens pessoais.
DUI Lawyer Suffolk Virginia




johnstepan 2 de outubro de 2023 às 00:45

Dermatologist uses the term dermatomicosis (sometimes written "dermatomycosis") to refer to a category of fungal skin illnesses. These infections, which can damage the skin, hair, and nails among other body parts, are brought on by numerous fungi. The most commonly encountered class of fungi that cause dermatomycosis is called dermatophytes. Tinea cruris: This condition, sometimes known as "jock itch," affects the inner thighs and groin region. It may result on a rash, redness, and itching. Tinea capitis: The scalp and hair follicles are both impacted by this kind of dermatomycosis. Children are more likely to experience it, and it can cause scalp scaling and hair loss. Divorce Lawyers Fairfax VA

Tara 17 de outubro de 2023 às 07:19

Dermatomicose, commonly known as dermatomycosis, is a fungal skin infection. It encompasses a range of conditions caused by dermatophytes, fungi that infect the skin, hair, or nails. Symptoms include itching, redness, and rash. Treatment typically involves antifungal medications and good hygiene practices to prevent its spread.Arlington Traffic Lawyer





Robin 19 de outubro de 2023 às 02:54

It's a good post. keep posting and updating information. Traffic Lawyer Sussex Virginia

judasanjoy 9 de novembro de 2023 às 02:53

Dermatomycosis, also known as tinea, is a skin fungal infection caused by dermatophytes, which can affect any part of the body, but is most common on the feet, hands, groin, and scalp. Symptoms include itching, redness, scaling, blisters, cracking, and hair loss. Treatment usually involves topical antifungal medications, but oral ones may be necessary. Prevention includes keeping skin clean and dry, wearing loose-fitting clothing, avoiding sharing towels, washing hands frequently, and wearing breathable shoes. fatal semi truck accident

Robin 4 de janeiro de 2024 às 05:59

I gathered more useful information from your blog. Keep sharing more related blogs.abogado trafico winchester va

lucask110198 9 de fevereiro de 2024 às 23:13

A succinct and educational read, "Dermatomicosis" gives a thorough rundown of fungal illnesses that impact the skin, hair, and nails. The review provides medical professionals and students with a concise overview of the genesis, clinical presentation, diagnosis, and therapy of dermatomycosis. This review provides readers with a thorough grasp of these common dermatological problems and practical insights into their treatment and prevention through its simple language and well-organized structure. All things considered, "Dermatomicosis" is a trustworthy resource for accurately and easily navigating the complexity of fungal skin infections.
contract dispute mediation

harold07finch07 12 de março de 2024 às 06:40

That's really great!!!
Note of Issue New York Divorce

Postar um comentário